domingo, 18 de setembro de 2011


Falando Com Os Lobos
Será que você ainda lê meus versos? Será que ainda se comove com meus poemas?
Às vezes penso que já se dá o inverso, e que estou a lhe cansar, declinando as minhas penas. Não são lá versos importantes ou inesquecíveis, são bem comuns e despretensiosas as minhas gemas. Elas almejam tão somente e apenas impedir o esfarelar de sentimentos perecíveis.

Perecíveis, bem sabemos, por conta da distância. Insustentáveis por conta da contrária circunstância. Fragilizados por conta da humana inconstância, dos "lobos internos" querendo e não querendo, em dissonância.
São versos de uma clareza aborrecida, são rimas sem penumbras, transparentes. são frases por demais óbvias e incisivas, que cobram sem querer cobrar, infelizmente. E por serem assim tão óbvias e evidentes, deixam um dos lobos - o predador - desmotivado, afinal qual o sabor que há em se lutar por algo, que não oferece resistência e permanece ao lado.

Meus versos são apelos comoventes ao lobo pensador, mas mesmo o lobo pensador está mudando sutilmente, já nem sei se lhe causo alegria, tédio ou dor, mas sinto que já não o comovo como antigamente.

E assim vou rascunhando estes escritos resignadamente. São versos tristes que já estão quase a falar do poente, de um amor que já conheceu inesperados dias de glória, que deixa história, e vem descendo o morro humildemente. 

Girassóis e Miosótis
O girassol é flor raçuda que enfrenta até a mais violenta intempérie e acaba sobrevivendo .  Ela quer luz e espaço e em busca desses objetivos, seu corpo se contorce o dia inteiro. O girassol aprendeu a viver com o sol e por isso é forte .
Já o miosótis é plantinha linda, mas que exige muito mais cuidado. Gosta mais de estufa. O girassol se vira... e como se vira! O miosótis quando se vira, vira errado. Precisa de atenção redobrada.

Há filhos girassóis e filhos miosótis. Os primeiros resistem a qualquer crise: descobrem um jeito de viver bem, sem ajuda. As mães chegam a reclamar da independência desses meninos e meninas, tal a sua capacidade de enfrentar problemas e sair-se bem.
Por outro lado, há filhos e filhas miosótis, que sempre precisam de atenção. Todo cuidado é pouco diante deles. Reagem desmesuradamente, melindram-se, são mais egoístas que os demais, ou às vezes, mais generosos e ao mesmo tempo tímidos, caladões, encurralados. Eles estão sempre precisando de cuidados.    
O papel dos pais é o mesmo do jardineiro que sabe das necessidades de cada flor, incentiva ou poda na hora certa.   De qualquer modo fique atento. Não abandone demais os seus girassóis porque eles também precisam de carinho... e não proteja demais os seus miosótis.
As rédeas permanecem com vocês... mas também a tesoura e o regador. Não negue, mas não dêem tudo que querem: a falta e o excesso de cuidado matam a planta ...

Uma Estrada Só Sua
Há uma estrada cujo único dono e senhor é Você: é a Estrada do Seu Pensamento.  Nela você também é o único vigilante rodoviário.  Você tem se aplicado algumas merecidas multas? Note que a Estrada do Seu Pensamento pode ser percorrida do jeito que você quiser escolher.  Nela, as placas de sinalização é você quem faz e elas sempre o levarão para onde você deixar.
Perceba que lombadas e valetas também são colocadas por você, portanto você é o único responsável pelo conforto ou desconforto de suas " viagens ".  Você pode escolher as paisagens: árvores verdes e viçosas ou troncos secos e cheios de cupins.
Poderá, ainda, entrar por túneis ricamente iluminados ou pelos escuros e sombrios, pondo-se à mercê de atropelamentos, trombadas e graves acidentes.  Nela há também os passantes que é você quem escolhe, e eles poderão acompanhá-lo em suaves e repousantes passeios ou encher seu caminho das mais variadas pontiagudas e perigosas pedras .
Observe as retas, as curvas, os atalhos, as bifurcações e os bloqueios que é você mesmo quem coloca.  A Estrada do Seu Pensamento não é de mão única e você pode retornar sempre que decidir.
Lembre-se que há pontos onde pode começar a insanidade ou a verdadeira saúde mental, a tristeza ou a alegria, a bênção ou a maldição, um recomeço, uma Nova Vida ou a queda para um amargo fim. Aonde você quer chegar? Há todo tipo de operários nessa estrada, mas você é o Chefe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário