terça-feira, 20 de setembro de 2011


Aprendi...
Que a melhor escola do mundo está nos pés dos mais velhos.
Aprendi.... Que quando se está apaixonado não dá para esconder.
Aprendi.... Que se apenas uma pessoa me disser "Você me fez ganhar o dia!", o meu dia está ganho.
Aprendi.... Que ter uma criança adormecendo em meus braços é uma das maiores sensações de paz do mundo.
Aprendi.... Que ser generoso é mais importante do que estar certo.

Aprendi.... Que nunca se deve dizer "não" ao presente de uma criança.
Aprendi.... Que eu sempre posso rezar por uma pessoa quando não tenho condições de ajudá-la de outra forma.
Aprendi.... Que não importa quão sério a vida me obrigue ser, todo mundo precisa de um amigo para brincar.
Aprendi.... Que às vezes tudo que uma pessoa precisa é uma mão para segurar e um coração para entendê-la.

Aprendi.... Que umas simples voltas no quarteirão com meu pai, nas noites quentes de verão, quando eu era criança fez maravilhas em mim quando fiquei adulto.
Aprendi.... Que a vida é como um rolo de papel-higiênico. Quanto mais perto do fim, mais depressa passa.
Aprendi.... Que devemos estar contentes por Deus por não nos ter dado tudo que pedimos.
Aprendi.... Que o dinheiro não compra a elegância.

Aprendi.... Que são aqueles pequenos acontecimentos diários que fazem a vida tão espetacular.
Aprendi... Que debaixo de uma couraça tem sempre alguém precisando de reconhecimento e amor.
Aprendi.... Que Deus não fez tudo em um dia. O que me faz achar que eu posso?
Aprendi.... Que ignorar os fatos não muda a importância deles.

Aprendi.... Que quando se quer ficar "quites" com alguém, apenas estamos deixando que aquela pessoa nos fira de novo.
Aprendi.... Que o amor, e não o tempo, cura todas as feridas.
Aprendi.... Que o jeito mais fácil de crescer como pessoa é me cercar de pessoas melhores que eu.
Aprendi.... Que todas as pessoas que encontramos merecem ser recebidas com um sorriso.

Aprendi.... Que não há nada mais doce do que dormir com os filhos e sentir a respiração deles no rosto.
Aprendi.... Que ninguém é perfeito até que eu me apaixone.
Aprendi.... Que a vida é dura, mas que eu sou mais duro.
Aprendi.... Que as oportunidade não se perdem; alguém vai pegar as que eu perdi.

Aprendi.... Que quando se cultiva tristezas, a felicidade vai bater noutro lugar.
Aprendi.... Que eu gostaria de ter dito mais uma vez a meu pai que eu o amo antes dele morrer
Aprendi.... Que se deve usar palavras suaves e macias porque, talvez amanhã, tenhamos que engoli-las.
Aprendi.... Que um sorriso é a forma mais barata para se melhorar o visual.
Aprendi.... Que não posso escolher como me sinto, mas que posso escolher como reagir a isto.

Aprendi.... Que quando seu bebê segura forte seu dedo mindinho, que você foi fisgado para a vida toda.
Aprendi.... Que todo mundo quer viver no topo da montanha, mas que toda a felicidade e o crescimento está na escalada.
Aprendi.... Que é melhor dar conselho somente em duas circunstâncias; quando for pedido e quando for uma questão de vida ou morte.
Aprendi.... Que quanto menos tempo eu gastar fazendo uma coisa, mais coisas eu faço.

Você é perdedor ou vencedor?
Quando um vencedor comete um erro, diz: "Eu errei!"
Quando um perdedor comete um erro, diz: "Não foi minha culpa."
Um vencedor trabalha duro e tem mais tempo.
Um perdedor está sempre "muito ocupado" para fazer o que é necessário.
Um vencedor enfrenta e supera o problema. Um perdedor dá voltas e nunca consegue resolvê-lo.

Um vencedor se compromete.
Um perdedor faz promessas.
Um vencedor diz: "Eu sou bom, porém não tão bom como gostaria de ser."
Um perdedor diz: "Eu não sou tão ruim como tantos outros." Um vencedor escuta, compreende e responde.

Um perdedor somente espera uma oportunidade para falar.
Um vencedor respeita aqueles que são superiores a ele e trata de aprender algo com eles.
Um perdedor resiste àqueles que são superiores a ele e trata de encontrar seus defeitos.
Um vencedor se sente responsável por algo mais do que somente o seu trabalho.

Um perdedor não colabora e sempre diz: "Eu somente faço o meu trabalho."
Um vencedor diz: "Deve haver melhor forma de fazê-lo..."
Um perdedor diz: "Esta é a maneira que sempre fizemos."
Afinal, você é um vencedor ou um perdedor?

Pense nisso!

A sabedoria do tempo
O homem é o  único animal que sabe que nasceu e que um dia  vai morrer. Sabe que começou a  viver,  sabe também  que terá um fim.
Somente os humanos podem organizar suas vidas  e planejar o tempo para viver, amar, crescer, criar, conhecer e morrer.

1 - Tempo para viver
Viver a vida em toda a sua intensidade. Nunca enterrar o talento da vida. Quanto mais você vive a vida fazendo o bem, tanto mais você percebe que ela é bela. Parar, descansar e sentir a grandeza da vida. Há pessoas que nunca encontram tempo para viver, sonhar e cantar. Vivem mergulhadas em negócios, trabalhando e trabalhando. Na verdade, se esperam terminar o trabalho para começar a viver, então nunca viverão, porque nunca terminam o trabalho. Apodere-se do tempo, caso contrário ele se apodera de você e o torna frustrado.

Entre os mandamentos dados pelo Criador, existe o mandamento
do descanso, "guardar os domingos e festas de guarda".
Há certamente muita sabedoria neste preceito divino.

2 - Tempo para amar:
Achar tempo para cativar, para atrair, para contemplar e para amar.
Achar tempo para aproximar-se mais...chegar mais perto. Tudo isto exige tempo, porém, sem o amor desfalece e murcha, Achar tempo para estar juntos nas refeições,  nos passeios, nas caminhadas, nas alegrias e nas tristezas, partilhando, rindo  chorando e acolhendo.
Amar não consiste em fazer grandes declarações. É principalmente e acima de tudo, um jeito de estar juntos, um jeito de viver juntos: alegrar-se juntos e chorar juntos. Amar de verdade, então, requer tempo, muito tempo para você contemplar quem está a seu lado, na sua frente.

Por vezes você julga que algumas pessoas são chatas e até antipáticas, porque você  não as contemplou e não lhes deu a oportunidade de revelarem sua riqueza interior.
Deixe que elas se abram e você  perceberá que elas são maravilhosas, admiráveis e belas. Tenha em mente que a mesma força criadora que te deu a vida,  é a mesma fonte que deu vida a ela também. Tudo isto é demorado, mas  é  sabedoria do tempo.

3 - Tempo para crescer:
O homem  só cresce com o tempo. A paciência é uma virtude, e ser
paciente é possuir a chave da alegria. Experimentar ser criança, ser adolescente, ser jovem, ser adulto e idoso, sem querer  antecipar as
fases da vida.  Não querer ser adulto sem ter saboreado o ser jovem. Cada idade chegará a seu tempo.
Não se abre uma flor com os dedos, ela tem sem tempo certo para
desabrochar.

Os melhores frutos são aqueles que caem por si mesmos, quando estão maduros. Da mesma forma o homem, o seu crescimento, a sua maturidade e o seu caráter, requerem um ritmo, é tudo uma questão de tempo e paciência, e não de técnicas. Levar em conta tudo isto é sabedoria do tempo.

 4 - Tempo para criar:
Aquele que não amadurece, não tem imaginação. Não sentiu o seu sangue circulando nas veias, não sentiu o pulsar do seu coração e  não tem sentimento, como poderá criar? -  não amadureceu, não houve a devida gestação. Disse Pascal "Escrevi um livro grande, porque não tive tempo de escrever  um pequeno" O homem em essência é um artista, porquanto o homem só atinge  a sua plenitude quando a vida lhes é experimentada, provada,  vivida e amadurecida. Isto não se faz da noite para o dia,  exige tempo, porque a inspiração vem da sabedoria por excelência.

5 - Tempo para conhecer:
Conhecer e não aprender somente. Conhecer uma pessoa é nascer com ela, é partilhar de igual um novo começo, o que está em voga é o conhecimento que mergulha no tempo. Existe diferença entre conhecer e aprender é preciso muito tempo para alguém conhecer-se a si próprio, de igual forma, é  necessário muito tempo para alguém conhecer outra pessoa, mas muito mais tempo se exige para que o homem conheça seu Deus, seu Criador.

O Criador não se revela na pressa, na correria. Ele é uma realidade que se experimenta, que se saboreia no diálogo personalizado, na oração constante e silenciosa. Não se recebe e não se experimenta o Criador de uma só vez e para sempre. Ele é novo a cada instante, a cada dia. Se estamos vazios, perturbados, mal-humorados, agressivos e neuróticos não encontraremos tempo para desfrutar do seu conhecimento, da sua sabedoria.  Temos que achar tempo para a nossa  riqueza contemplativa, e isto é sabedoria admirável.

 6 - Tempo para morrer:
Todo ser humano sabe que vai morrer. Somente não sabe quando e de que maneira.
Para aquele que crê, a aproximação da morte exige uma preparação especial e determinados atos praticados em plena consciência.
Deve e pode encerrar seu curso terrestre com dignidade e serenidade. Deve ter a oportunidade de escrever com letras de ouro a última pagina do livro da sua vida. Talvez tenha que pedir perdão aos que magoou com atitudes mesquinhas ou então quem sabe, gostaria de deixar alguma mensagem especial para seus parentes, para seus amigos, para a sociedade.

Sabedor destes princípios, o homem deveria se preparar para a morte bem cedo, desde os primeiros anos de vida. Seria bom ensinar às crianças e aos jovens a encarar a realidade da morte com serenidade e inteligência, certamente esta  pedagogia peculiar ajudaria adotar conduta de vida diferente. Ajudaria morrer ao orgulho, à vaidade de aparecer e à ganância do possuir.

Ajudaria assumir um compromisso de partilha, de perdão e de amor. Principalmente ajudaria escrever toda a história de sua vida com letras de ouro. A morte significaria então, a coroação, o desfecho de uma vida de doação.

Tudo isto exige aplicação e seriedade, mas é SABEDORIA DO TEMPO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário