segunda-feira, 12 de setembro de 2011


Os Quatro gigantes
Dizem que há na alma humana quatro gigantes que acompanham a evolução. Três deles colocam obstáculos, e apenas um abre todas as portas. Os três criadores de problemas chamam-se: MEDO, IRA e DEVER.

O MEDO é um gigante enraizado profundamente, que se alimenta da necessidade de preservar a vida diante do perigo, mas que se alia com a imaginação e cria neuroses que chegam a paralisar completamente a vida de uma pessoa.

A IRA é um gigante destrutivo, que se alimenta da reação normal de uma pessoa diante do medo, mas por ser normalmente abafado e recalcado acaba criando o ódio, que é uma raiva em conserva, podendo consumir uma pessoa por dentro até matá-la.

O DEVER é um gigante que entulha o caminho dos humanos com muitas obrigações, podendo esmagá-lo com tantas delas que até produz tédio e imobilidade.

Quem poderia abrir todas as portas é o gigante AMOR, mas raramente alguém se utiliza dele.

Saldo na conta do tempo
Imagine que você tem uma contracorrente e a cada manhã você acorde com um saldo de R$ 86.400,00. Só que não é permitido transferir o saldo para o dia seguinte. Todas as noites o saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia. O que você faz? Você irá gastá-lo
cada centavo, é claro.

Todos nós somos clientes deste banco que estamos falando. Este banco se chama TEMPO. Todas as manhãs, é creditado para cada um 86.400 segundos. Todas as noites, o saldo é debitado como perda. Não é permitido acumular esse saldo para o dia seguinte.

Todas as manhãs a sua conta é reiniciada, e todas as noites as sobras do dia evaporam. Não há volta. Você precisa gastar vivendo no presente o seu depósito diário. Invista então no que for melhor. Na saúde, na felicidade, no trabalho e no sucesso. O relógio está correndo. Faça o melhor para o seu dia-a-dia.

Para você perceber o valor de um ANO, pergunte a um estudante que foi reprovado e o que está repetindo-o. Para você perceber o valor de um MÊS, pergunte para uma mãe que teve seu bebê prematuro. Para você perceber o valor de um SEGUNDO, pergunte a alguém que conseguiu evitar um acidente. Para você perceber o valor de um MILÉSIMO DE SEGUNDO, pergunte a uma pessoa que ganhou a medalha de uma olimpíada.

Valorize cada momento que você tem! E Valorize mais porque você  deve dividir com alguém muito especial. Especial o suficiente para gastar o seu tempo com você. Lembre-se que o tempo não espera por ninguém.

O ontem é história. O amanhã é mistério. O Hoje e uma dádiva. Por isso é chamado PRESENTE!!!

Sensibilidade
Há alguns anos atrás, nas Olimpíadas Especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental ou física, alinharam-se para a largada da corrida  dos 100 metros rasos.

Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar. Todos, com exceção de um garoto, que tropeçou no asfalto, caiu rolando e começou a chorar.

Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então eles viraram e voltaram. Todos eles. Uma das meninas, com Síndrome de Down, ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse: "Pronto, agora vai sarar".

E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos. E as pessoas que estavam ali, naquele dia, continuam repetindo essa história até hoje.

Talvez os atletas fossem deficientes mentais... Mas, com certeza, não eram
deficientes da sensibilidade... Por que? Porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida é mais do que ganhar sozinho.

O que importa nesta vida é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário