quarta-feira, 6 de julho de 2011

Tratamento de Câncer de Vulva

 

O tratamento do câncer de vulva envolve dois locais: a vulva e a região da virilha (inguinal). O tratamento cirúrgico da vulva implica em retirar o tumor com margens de segurança. O tamanho da cirurgia, portanto, depende muito do tamanho do tumor. Quanto mais inicial, menos seqüelas depois da cirurgia.
 
O primeiro local para onde o câncer da vulva pode passar são as ínguas da virilha (linfonodos). Os linfonodos funcionam como filtros de defesa que impedem o tumor de passar para outros lugares. Mas quando estão afetados pelo câncer de vulva, eles devem ser retirados. O câncer de vulva pode necessitar de tratamento com radioterapia antes ou depois da cirurgia, na dependência do estágio em que se encontra.
 

Como ter hábitos de qualidade durante e após o tratamento do câncer de vulva?

 
A maior preocupação após o tratamento do câncer de vulva é o inchaço permanente das pernas e pés (linfedema). Como a cirurgia inclui tratamento das ínguas (linfonodos) da região inguinal (virilha), a drenagem linfática das pernas pode ficar mais lenta e a defesa no local diminui. Por exemplo, após ficar muito tempo em pé, os pés ficam inchados. Ao descansar por algumas horas, eles voltam rapidamente ao normal. Na mulher que retirou os linfonodos inguinais, pode ser demorada a volta ao normal após inchaços.
 
Além disso, a defesa que é feita pelas ínguas está reduzida, o que significa que pequenos machucados nas pernas e pés podem causar grandes inflamações e inchaços. Portanto, é muito importante manter um peso correto e cuidar das pernas e pés, evitando machucados e realizando tratamento com o fisioterapeuta para prevenir e para tratar inchaços.
 
Ao sofrer um machucado nas pernas ou pés, a mulher que retirou os linfonodos inguinais deve fazer a higiene local imediata com água corrente e sabão. Ao menor sinal de vermelhidão, dor ou febre, ela deve procurar o médico mais próximo para tomar medicamentos que impeçam o aumento da inflamação. Toda infecção grave aumenta muito a chance do inchaço se tornar permanente, daí a necessidade de vigilância para evitar infecções e inchaços.
 

Recuperação e/ou objetivo do tratamento do Câncer de Vulva?

 
O objetivo principal do tratamento é retirar o câncer de vulva e tratar a região inguinal (virilha) com a menor seqüela possível. A recuperação depois do tratamento do câncer de vulva está baseada na cicatrização no local da cirurgia e na prevenção e tratamento do inchaço das pernas e pés (edema).
 
Saiba mais sobre Câncer de Vulva

Nenhum comentário:

Postar um comentário