sábado, 16 de julho de 2011

Cuide do seu coração


cardiologistaHá alguns meses passei por um problema familiar grave e vinha eu sentindo dores constantes de cabeça e uma leve dificuldade de respirar, um aperto no peito. Aferi minha pressão arterial e o resultado me preocupou: 14 por 9, 15 por 10. Logo eu que sempre tive a pressão em 12 por 8 e que sempre fui atleta e pratiquei exercícios físicos desde pequeno…
Não me restou outra alternativa, senão fazer uma visita ao meu cardiologista.
Após longas conversas, exame de sangue, teste ergométrico, etc, o diagnóstico: estresse emocional.
Ele disse: – “Você está pensando que só porque é jovem e tem esse corpo atlético pode fazer tudo? Acha que seu organismo não tem um limite?”
Foi como “dar um tapa com luva de pelica”. Realmente eu não posso dar conta de tudo, não posso querer resolver todas as coisas de um dia para a noite, não posso carregar todos os fardos da vida.
Recomendação médica: Continuar atividade aeróbica moderada e frequente, tomar um comprimido de maleato de enalapril de 10mg uma vez ao dia após o café da manhã e principalmente aprender a administrar melhor o estresse da vida e ter mais tempo para fazer o que eu gosto e o que me diverte. Uma visita ao psicólogo e a prática de Ioga ou Tai Chi Chuan também seria excelente.
No final das contas, uma certeza: Tudo tem limite. Se apertar demais, explode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário