sexta-feira, 15 de julho de 2011

Você acha que aproveita a vida como deveria?



Resolvi fazer uma nova categoria de postagem. Debates. Falando sobre assuntos do dia-a-dia para serem detabidos entre os visitantes do blog.
Então vamos começar com o assunto: “Você acha que aproveita a vida como deveria?”
Eu sei que cada um aproveita a vida da forma que deseja (ou não). Cada um aproveita do seu jeito e é feliz assim (ou não). Também sei que hoje penso uma coisa, mas daqui a uns anos, ou até meses já posso pensar outra. E também que as coisas que eu acho não são o certo ou errado, então é só um texto de opnião própria. Mas para mim as coisas são tão simples que eu tenho dificuldade em entender as complicações que as pessoas passam. Espero que vocês me ajudem a entender comentando alguma coisa que acharem que é comum a vocês.
Faço questão de frisar mais uma vez que não é uma reclamação, nem nada parecido, e muito menos o texto é direcionado para algumas pessoas em específico, é só uma troca de experiências :) . Sei que da forma que eu escrevo as coisas, parece que estou todo sério, mas muito pelo contrário :P .
Acho que eu deixei de aproveitar muita coisa na infância por pura bobeira. Não gostava muito de sair, preferia ficar em casa ou no brincando/conversando perto de casa. Foram ótimos momentos, mas quando comecei a entrar na pré-adolescência, que meus conhecidos estavam começando a sair para matinês e outros lugares, eu não fazia tanta questão de ir. Não era muito de sair. E hoje em dia eu percebo que deixei de aproveitar bem uma época da vida que não vai mais voltar.
Talvez seja por isso que agora eu tento aproveitar o máximo que posso, pois a vida é curta.
Têm semanas que chego a sair 3-4 vezes, e não me canso, nem acho que foi muita coisa. Também não atrapalha nada na minha vida. Não consigo ficar mais que uns 3 ou 4 dias seguidos sem fazer nada diferente. Mesmo senão sair, eu tento me ocupar o máximo. Trabalho fora, trabalho em casa, faço faculdade, curso, academia, tenho meus hobbies e várias outras coisas.
No máximo fico 1 dia inteiro sem fazer nada, no segundo dia já me sinto bem entediado. E isso se eu tiver me cansado muito mesmo nos outros dias, ou é claro, se estiver doente hahah. Também, não sei se é uma fase, ou se já é um comportamento que faz parte de mim.
Não estou falando que todo mundo deve sair toda hora, mas sair pelo menos uma vez por semana chega a ser revigorante depois de uma semana corrida ou então sem ter feito nada diferente.
Fico encucado como muitas pessoas não fazem nada a semana inteira, reclamam de tédio, e não fazem questão de reverter isso. Não que o meu jeito seja o certo de aproveitar, mas percebo que algumas pessoas deixam as coisas passar por motivos bobos. Por que isso já aconteceu comigo, então pode ser que daqui a um tempo estas pessoas também se arrependam de não ter aproveitado o que deveriam.
A vida é muito curta. Sou jovem, mas tenho amigos e parentes mais velhos. Escuto os relatos deles com frequência. Não só escuto como também percebo. E eu mesmo já sinto isso lembrando de uns anos atrás.
É aquela história. O que você irá contar para seus filhos? Imagina estar com seu filho daqui a uns 30 anos. Ele um adolescente, ouvindo seus amigos (seus, não dele) contando as curtições do passado: “Lembra daquele carnaval? Que viajamos para tal lugar? Foi bom demais, e…”. Ficam horas e horas falando daquilo. Então seu filho te pergunta por que você não diz nada, e então você fala: “Ah… Eu não gostava muito de viajar, nem de carnaval. Preferi passar em casa mesmo, fiquei assistindo aos desfiles na televisão”. O que seu filho vai pensar de você? E o que você vai pensar quando ver a felicidade que seus amigos sentem contando sobre bons momentos que passaram juntos e você não estava lá?
Citei um exemplo bem distante e um pouco exagerado. Mas isso vale para outras situações. Como aquele dia que você ficou com preguiça de sair, e no dia seguinte seus amigos ficaram comentando como foi a noite passada, e você se arrependeu de não ter ido com eles. Com certeza você já passou por isso várias vezes. Dúvido que nunca tenha acontecido.
Existêm certas coisas que não dá para mudar. Algumas vezes não tem como mesmo ir. Mas se não for um imprevisto muito delicado, o problema foi alguma falta de planejamento, ou pura preguiça.
Não tem dinheiro? Ser muito jovem não é desculpa. Você provavelmente deve ganhar alguma mesada. Mesmo que for pouca, o jeito é se organizar muito bem para economizar e conseguir aproveitar bem o dinheiro. Senão ganha nada ou for maior de idade, está na hora de começar a arrumar algum tipo de renda. Eu não ganho mesada a anos, mas sempre me virava com alguma coisa. Já cheguei até a me deslocar quilômetros para dar aula de informática na casa de algumas pessoas. Também não precisa ir em uma Baronneti (uma boate bem cara aqui do RJ) da vida, às vezes só ir encontrar com uns amigos em algum lugar simples já é ótimo.
Família gigantesca e super-unida. Fico perplexo como a família de algumas pessoas é gigante e unida. Todo dia é aniversário de um parente, ou vêm um parente visitar para passar uns dias, ou vai visitar a tataravó aonde o judas perdeu as botas, ou se unem para comemorar o dia dos metalúrgicos (ou qualquer outra data, sem desmerecimento), ou morre um primo do centésimo vigésimo terceiro grau que você nem sabia que existia, etc. Não estou falando para deixarem a família, de lado, mas amigos são como família, uma vez ou outra você pode fazer um esforcinho e também sair com eles.
Não precisa ficar o dia inteiro em casa só por que vai ter alguma coisa pra fazer a noite ou no dia seguinte pela manhã, e nem deixar de sair a noite por que passou a tarde fora. Ir de um lugar para outro de carro e ficar lá sentado sem fazer nada cansa? Então não vem falar que está cansado ou com preguiça. Mais fácil falar logo que não está tão afim de ir. Mas aí que é o real problema.
Está cansado de quê? Alguns não trabalham, não estudam, não fazem nada da vida, e falam que estão cansados. Dormiu o dia todo, não fez nenhum esforço e está cansado? Está de brincadeira, né? Mesmo que trabalhe, ou estude, ou faça qualquer outra coisa. É só uma questão de gerenciar o dia. Todos os dias eu faço no mínimo três coisas (trabalho, faculdade e academia) que me ocupam pelo menos umas 16 horas do meu dia (da hora que eu acordo até quando chego em casa), e mesmo assim eu continuo 100% quase o tempo todo.
Nem todo lugar que você vai precisa ser exatamente o que você gosta.Tem que ter a mente aberta, para que se minimizar se pode maximizar? Deixar de curtir ótimos momentos com seus amigos por que eles vão para um lugar que você não gosta? Que bobeira. Foca na diversão com seus amigos e para de ser cabeça dura. Eu vou para qualquer tipo de lugar e sempre aproveito o máximo. Também já tive inúmeras barreiras contra certos lugares, mas aos poucos fui me acostumando e agora vou tranquilamente para aonde me chamarem. Seja uma boate que toque qualquer estilo de música, raves, micaretas, bailes funk, shows de rock, rodeios, teatro; qualquer coisa que você imaginar. Por mais que um lugar seja ruim, se você e seus amigos souberem aproveitar o momento, ficará ótimo.
Você é muito jovem e seus pais não deixam? Você tem que aprender como melhorar a situação. Muitos pais são muito rigorosos com os filhos, mas aos poucos você consegue contornar isso. Não gerando problemas para eles, e sendo um bom filho já ajuda muito. E também tem que saber rebater um “não”. Não adianta toda vez que você pedir para fazer alguma coisa e eles falarem que não, você concordar e deixar para lá. Assim a situação nunca muda. Não estou falando para ir contra eles, mas uma boa conversa, bem aberta, sempre ajuda. Você vai começando a ganhar confiança, vão liberando aos poucos, não precisa dar um passo imenso de uma vez.
São muitas coisas que as pessoas colocam como um problema. Eu poderia citar vários, como por exemplo: muitas viagens, tem gente que reclama de dinheiro para sair, mas toda hora está viajando. Outros que estão chateados com algo, mas preferem ficar isolados em casa sem sair. Outros por culpa da timidez, eu já passei por isso, tem que enfrentar para conseguir melhorar. Vou parar por aqui por que são ínumeras “desculpas”.
Aonde eu quero chegar. Que por mais motivos que você coloque, o que realmente conta é a sua vontade de fazer alguma coisa. Praticamente todos os motivos que você fala para alguém quando não quer fazer algo, são coisas que podem ser contornadas facilmente. Tente refletir quando você diz que não quer fazer alguma coisa, e tente descobrir qual é o real motivo disso.
Pode ser até que você odeie sair por aí. Eu até entendo. Não é uma obrigação. Então por que não vai visitar seus amigos nas casas deles, ou então faça uma reunião na sua casa para assistir um filme, conversar ou qualquer outra coisa? Não precisa ir a uma boate, mas só encontrar os amigos já é ótimo.
Então pensem bem quando preferirem ficar em casa sem fazer nada do que encontrar seus amigos, curtir a vida, etc. Eu me arrependo de muita coisa que não fiz. Por isso estou aqui falando isso tudo. Para quem está passando por isso pensar sobre o assunto.
No futuro vocês podem sentir que não aproveitaram como deveriam.
E aí pode não ter mais jeito :) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário