segunda-feira, 4 de julho de 2011


Evitar a Perda de Memória

Todas as pessoas se esquecem de alguma coisa uma vez por outra. Mas quando a situação se torna frequente o melhor é tomar alguns cuidados para que, principalmente em pessoas de idade, não se perca a capacidade de memorização. É de notar que podem ser afectados diferentes tipos de memória e, portanto, deve conhecer bem o problema que o afecta para o saber resolver.

Tipos de Memória

O nosso cérebro guarda informações dos mais variados tipos e, por isso, consideramos três tipos de memória: imediata (relativa a horas, dias), intermediária (semanas, meses) e remota (aspectos do nosso passado). É natural nos esquecermos de informações relativas ao momento presente com mais facilidade que os factos mais antigos, já que esses tiveram anos para se “fixar” na nossa memória. Esses “lapsos” podem diminuir de frequência se alterar alguns hábitos.

Métodos para Melhorar a Memória

Para que consiga aumentar a sua capacidade de memorização o melhor que tem a fazer é exercitar a sua memória diariamente. Há dois tipos de pessoas que sofrem de problemas de memória que podem ser resolvidos: os idosos que deixaram de exercitar o cérebro e notam diferença nas capacidades de memorização; e os adultos que têm uma vida tão agitada que não conseguem reter toda a informação que existe à sua volta. Tanto num caso como no outro é afectada principalmente a memória imediata e intermédia, sendo que as sugestões se aplicam às duas.

Pessoas Idosas

Se é pensionista, tenha cuidado para ter sempre uma actividade à qual se dedicar pois, como já foi referido, quando não exercita a mente ela acaba por perder capacidades. Caso saiba fazer trabalhos manuais como renda, bordados ou trabalhos em madeira aproveite essa capacidade. Além de serem actividades agradáveis, produzem bonitos trabalhos e mantêm o cérebro ocupado. O mesmo se aplica à leitura, resolução de palavras cruzadas, puzzles ou jogos de cartas e xadrez. Assim, poderá também socializar mais e ocupar algum do seu tempo livre.
Forçar-se a si próprio a lembrar-se de factos também é importante, como lembrar-se com quem falou durante o dia, reconhecer vozes ao telefone, lembrar-se dos preços dos artigos que compra, memorizar números de telefone, exercitar todos os seus sentidos (visão, olfacto, audição, paladar e tacto).
Se a sua memória de factos mais antigos falha também, tente recordar momentos antigos: o que sentiu, o que se passou e em que data ocorreram. Converse com as pessoas com que estava e relembre momentos.

Adultos e Jovens Adultos

A vida atarefadas dos dias de hoje promove o stress e a falta de tempo é algo que todos nós sentimos. Há muitos aspectos da nossa saúde que ficam descuidados e mais cedo ou mais tarde isso trará problemas. Desse modo, comece por se alimentar correctamente (a falta de certas vitaminas também prejudica a memoria), beba muita água para não desidratar e durma o número de horas necessário por dia. O cansaço é grande inimigo da concentração e quando estamos distraídos damos mais atenção a pormenores secundários do que à informação principal, o que atrapalha a memorização.
Acima de tudo, não se esqueça de uma regra fundamental: oito horas de sono, oito horas de trabalho e oito horas de lazer. Se o seu trabalho é de escritório, aprenda uma actividade física; se trabalha com números aprenda artes plásticas… Ou seja, nas horas de lazer tente fazer uma actividade em que utilize capacidades diferentes das que usa no trabalho para fazer uso de todas as partes do seu cérebro, desde as que estão ligadas à actividade física, à criatividade ou à lógica.
Se os problemas não passarem, não hesite em ver o seu médico de família. Quanto mais depressa forem diagnosticados problemas mais fácil é a sua resolução.

LEIA TAMBÉM OS SEGUINTES ARTIGOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário